FORMAÇÃO

CERTIFICAÇÃO DE CRECHES E JARDINS DE INFÂNCIA EM EDUCAÇÃO POSITIVA

LOCAL

LISBOA | PORTO | A VOSSA INSTITUIÇÃO

DATAS

2018 – Calendário ficará disponível em Setembro 2017.
A informação sobre a Pós-Graduação em Parentalidade e Educação Positivas encontra-se neste link.

HORÁRIOS

Horários laborais e pós-laborais. A ação poderá desenrolar-se na vossa instituição ou em contexto externo, em sala de formação da Escola da Parentalidade e Educação Positivas.

PREÇO

Informações em Setembro 2018 sobre cada ação.

PERTINÊNCIA DESTA AÇÃO

Reconhecendo os desafios que a educação tem vindo a exigir atualmente, assim como a mudança rápida de paradigmas e valores, esta ação tem como objectivo introduzir o tema da educação positiva junto de todos os técnicos que trabalham com crianças. O nosso grande objectivo com esta ação é munir as escolas e os seus profissionais de competências ao nível da educação positiva* através de ações de formação direccionadas, acompanhamento anual, coaching, mentoring e ações diretamente junto dos pais.

Ao atuar diretamente e simultaneamente junto dos atores principais [escola e pais] com o intuito de promover o bem-estar, estaremos a criar relações mais tranquilas e com maior significado, tornando assim possíveis as aprendizagens e um futuro com cidadãos responsáveis, participativos e interessados.

Esta certificação nasce no seguimento do sucesso do Projeto 360º que intervém diretamente nas escolas, de forma pontual, e junto de pais e educadores. Entidades que se comprometem de forma séria e continuada no desenvolvimento e na capacitação dos seus profissionais merecem o nosso reconhecimento e certificação, todos os anos.

DESTINATÁRIOS

Qualquer creche e jardim de infância do país pode entrar no programa de Certificação de Creches e Jardins de Infância em Parentalidade e Educação Positivas – Modelo da Escola da Parentalidade e Educação Positivas.

Acreditamos que o comprometimento da direção é fator decisivo para o sucesso e para a manutenção de um projeto desta natureza. Nesse sentido, para que qualquer creche e jardim de Infância possa ser e manter a sua certificação, é fundamental que o responsável pela direção da mesma frequente a Pós-graduação em Parentalidade e Educação Positivas da nossa Escola, por forma a garantir a qualidade, a coerência e a manutenção do processo e do seu investimento.

TÓPICOS

Educação Positiva, Comunicação Positiva, Mediação de Conflitos Escolares, Comunicação e Assertividade, Autonomia, Etapas desenvolvimento da Criança, Auto-estima, Resiliência, Respeito, Saber comunicar, Elogios, Auto-imagem, Auto-confiança, Assertividade, Inteligência Emocional.

TEMAS DAS FORMAÇÕES

Para informações mais detalhadas, contacte-nos.

Educação Positiva – 1ª ação obrigatória do 1º ano
Comunicação Positiva
Mediação de conflitos
Comunicação e assertividade: lidar com os pais
Trabalhar a autonomia em sala
Consequências, castigos e recompensas
As birras da criança pequena e as etapas do seu desenvolvimento
O desenvolvimento pessoal e o papel do educador e do auxiliar
1ºs socorros pediátricos

QUESTÕES FREQUENTES


A minha creche é pequena e não tenho mais do que 4 colaboradores. Não posso fechar a creche para ter cá formação. Como posso contornar esta situação?

Ao longo de todo o ano, estas ações vão ser distribuídas em vários locais do país, para que cada possa manter a porta aberta e o trabalho assegurado e enviar o seu colaborador à formação que decorrerá em local e data a anunciar. As ações são anunciadas com a devida antecedência para que possa gerir os seus recursos humanos, podendo inclusivamente escolher as ações em que deseja

Gostaria de organizar uma ação na minha instituição e de ter outras pessoas que não são docentes. É possível? Faz sentido?

Claro que sim! A Educação Positiva é uma filosofia e todos lidamos com as crianças pelo que faz todo o sentido envolver a totalidade da sua equipa.

Que tipo de acompanhamento é possível ter, fora do âmbito da formação?

Para além da formação já mencionada, será dado um acompanhamento anual gratuito através de um sistema de conferência a todos os profissionais das entidades inscritas. Estas ações acontecem em datas e horários a combinar e terão como objectivo principal responder às principais questões que forem surgindo. Ainda que online, este é um acompanhamento para todos os que aderiram à certificação e válido durante todos os anos em que o certificado está em vigor. Paralelamente, é possível realizar sessões de coaching individuais e também sessões de mentoring.

É obrigatório realizar as ações para os pais?

Não é obrigatória a realização de ações para pais mas é de interesse que estas aconteçam. Primeiro porque todos – escola e família –  estamos comprometidos com a educação das crianças e, quanto mais alinhados e informados estivermos, melhores serão os resultados em termos do desenvolvimento seguro da criança. Juntos vamos mais longe. Por outro lado, ao comprometerem-se com este programa, a melhoria contínua é um aspecto que vai surgir e o envolvimento dos pais será necessário. Finalmente, quando as famílias percebem que a escola se mobiliza e aposta na formação em Educação Positiva juntos dos seus profissionais, percebem que é uma escola que sabe evoluir. Sabemos que há muitos pais a preferirem instituições que já fazem estas formações de forma contínua.

Como se organizam as ações para pais?

A entidade define a data e o horário da realização de cada ação. A Escola da Parentalidade desenha o cartaz e envia-o, em formato digital. 

Cada entidade ativa – ou seja, cuja certificação está ativa no ano em questão – terá acesso a um valor especial por cada ação de formação/palestra. Ficará ao seu critério cobrar um valor por participação a cada participante, ou não.

Por favor contacte a Escola da Parentalidade para informações acerca das ações para pais.

Temas: A Questão da Autoridade e da Obediência | A Auto-Estima da Criança | A inteligência emocional na criança | Conflitos entre irmãos | Pais felizes = Filhos Felizes [palestra]

Caso num determinado ano a minha instituição não cumpra com as 12h de formação obrigatória a docentes [educadores e auxiliares de sala] como posso voltar a ser entidade certificada?

Poderá voltar a ter a certificação caso volte a iniciar um conjunto de ações para esse efeito. A partir do momento em que a inicie, e contando 12 meses, poderá ter a sua certificação.

Quem cria as formações?

Todas as formações são criadas ou co-criadas pela Escola da Parentalidade.

Quem são os formadores?
Todos os formadores são habilitados pela Escola da Parentalidade para as formações que ministram. Podem ser formadores da nossa bolsa de formadores e que terão passado, também eles, pela Pós-Graduação em Parentalidade e Educação Positivas ou outros elementos a quem reconhecemos competência, mérito, seriedade, lealdade e dedicação. Estes são alguns dos valores que definem a nossa Escola.

GRUPOS DE TRABALHO E DURAÇÃO
Cada grupo de trabalho [na vossa instituição] terá de ter um mínimo de 4 participantes e um máximo de 25, por sala.
As formações podem ser de meio dia e dia inteiro.

FORMADORA
MAGDA GOMES DIAS

MAGDA GOMES DIAS

Fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas | Coach | Escritora

Certificada Internacionalmente em Inteligência Emocional pela 6 Seconds (UK), em Coaching pela ISPC (UK) e Educação Positiva por Jane Nelsen (USA). Formadora desde 2002.
Autora dos best sellers Crianças Felizes (2015) e Berra-me Baixo (2016).

Preçário e datas em Setembro 2017

INFORMAÇÕES VIA [email protected]

ENTRA EM CONTACTO

ENTRA EM CONTACTO
Sending